×

Aviso

Please enter your DISQUS subdomain in order to use the 'Disqus Comments (for Joomla)' plugin. If you don't have a DISQUS account, register for one here

 

A edição piloto da revista Continente chegou às bancas em dezembro de 2000, depois de vários meses de produção. A ideia de criar uma revista cultural editada em Pernambuco nasceu no início daquele ano, dentro da Companhia Editora de Pernambuco, que já produzia o Suplemento Cultural – publicação que, por lei, deve circular mensalmente com o Diário Oficial do Estado. Apesar de toda a sua tradição na área, as muitas tentativas de criar uma revista cultural em Pernambuco haviam falhado, não conseguiam manter-se no mercado. A então Continente Multicultural viria ocupar essa lacuna.


Ela não seria uma revista sobre cultura pernambucana, mas sim uma revista pernambucana de cultura, que lançaria um olhar a partir do nosso estado para os diversos temas e manifestações vinculados a esse universo. Tal propósito foi bem definido no editorial da edição piloto:

 

Dentro dessa motivação, edita-se esta revista, um veículo de ideias em movimento. Despudorada, escancaradamente pernambucana. Sem ranços de regionalismos nem cosmopolitismos fáceis. Mas, sobretudo, querendo conhecer-se e expandir-se no que lhe é próprio, sem esquecer-se de privilegiar o novo e o inédito.

 

Nasce esta publicação altiva e modesta como esta terra que tem entregue ao país, desde a origem, os frutos vivos da sua bondade, inteligência e beleza. Mês a mês, o leitor acompanhará nestas páginas uma seleção de reportagens, ensaios e artigos que refletirão o que se faz e se pensa no continente de Pernambuco e em outras províncias do mundo.

 

Foi com essa mensagem que, em dezembro do ano 2000, os leitores receberam a edição número 0 com uma vasta matéria de capa sobre o artista plástico João Câmara. Já em 2001, chegou às bancas a primeira edição, cuja capa trazia Caetano Veloso. A publicação destacou-se rapidamente. Além do conteúdo e da abordagem interessante dos temas propostos, ela trazia um projeto gráfico arrojado e mantinha uma alta qualidade de impressão.

 

Nos seus 10 anos de existência, vários editores chefiaram a redação da Continente, que até hoje funciona com uma equipe enxuta, complementada por um vasto hall de colaboradores espalhados pelo Brasil e exterior. Obviamente, como em toda publicação, durante sua longa trajetória existiram momentos de mudanças e adaptações. Alguns colunistas encerraram suas contribuições e outros foram agregados à equipe; algumas seções também deixaram de existir, enquanto outras surgiram; o avanço da tecnologia mostrou a necessidade da revista investir no seu site e nos recursos oferecidos hoje pelas redes sociais.

 

O nome da publicação também foi simplificado. Em 2008, decidiu-se subtrair o termo multicultural, e manter apenas o Continente. Outro aspecto importante foi a do projeto gráfico. Ao longo desses mais de 10 anos, foram duas grandes mudanças, uma em 2003 e outra em abril de 2009, quando a revista chegou à sua centésima edição.

capa 198
CONTINENTE #198  |  Junho 2017

banner documenta14 sidebar V2

banner Suplemento 316x314

publicidade revista

Facebook

SFbBox by casino froutakia