Clique ao lado para visualizar o sumário da nova CONTINENTE.

Edição #234

Junho 20

Nesta edição

Sob o impacto da pandemia

Por mais sensíveis e empáticos que possamos ser, estávamos acostumados, ao nos informar, a enxergar, nos fatos, aquilo que se refere a um indivíduo ou a um grupo específico de pessoas. Geralmente, as notícias costumam ser encaradas, pelo leitor, ouvinte ou telespectador, como algo sobre “os outros” em um determinado período. Em algum momento, nós também ocupamos o lugar desses “outros”. 

No entanto, neste ano, pela primeira vez na história contemporânea, um assunto conseguiu ser entendido, de maneira contundente e simultânea, como um problema de todos os habitantes da Terra. Mesmo que atinja as pessoas em maior ou menor grau, ele continua a ser um tema referente a todo e qualquer ser humano.

Desde o começo do ano, o novo coronavírus vem mudando a vida dos países os quais gradativamente alcança até se configurar uma pandemia, transformando a realidade, tal  a conhecíamos no globo terrestre.  Pelo seu caráter inédito, abrupto e abrangente, o vírus já vem sendo encarado por estudiosos como um marco histórico da civilização do século XXI. Portanto, deve deixar marcas nas sociedades não somente pelo sofrimento por perdas humanas, mas também por revelar (de modo contundente) os erros e as mazelas da humanidade que levaram a essa situação trágica. 

No que se refere às mudanças, a pandemia acelerou comportamentos, como o uso do home office, as aulas remotas, constatou a força da coletividade, com as ações dos moradores das favelas e indígenas, confirmou a importância do uso da tecnologia para aproximar pessoas, mover a economia de diferentes formas, arrecadar fundos para as pessoas mais vulneráveis e também contribuir à sobrevivência da arte e de artistas. A crise sanitária ainda expôs, no saldo de vítimas fatais, a diferença entre ter na presidência um líder competente ou incompetente.

Nesta edição – que terá sua versão impressa temporariamente suspensa por conta do lockdown, ficando disponível no aplicativo Revista Continente, no GoRead e no nosso site, a Continente Online – trazemos como matéria de capa, assinada pela repórter especial Débora Nascimento, um painel sobre a situação que estamos vivendo. Os equívocos cometidos no combate à Covid-19, os impactos e as possíveis transformações que a pandemia trará em diversas áreas, reunindo depoimentos de especialistas que tecem análises sobre o hoje e anteveem como será o provável amanhã.

Ilustração de capa: Karina Freitas

Leia

Publicidade

Destaques

Sumário