Clique ao lado para visualizar o sumário da nova CONTINENTE.

Curtas

Circuito Cultural de Pernambuco 2020

Cepe Editora lança a versão online do encontro para promover o livro e a leitura

TEXTO Revista Continente

26 de Agosto de 2020

Alguns participantes do evento: Anco Márcio Tenório, Marina Colasanti, Evaldo Morcazel e Bruna Lumbambo (acima); Mary Del Priori, Marcello Quintanilha, Mário Hélio e Rossandro Klinjey (abaixo)

Alguns participantes do evento: Anco Márcio Tenório, Marina Colasanti, Evaldo Morcazel e Bruna Lumbambo (acima); Mary Del Priori, Marcello Quintanilha, Mário Hélio e Rossandro Klinjey (abaixo)

Imagem Montagem a partir de fotos de divulgação

[conteúdo exclusivo Continente Online]

Não é de hoje
que o mercado literário do país sofre com a desvalorização e a crise. A atual campanha #defendaolivro, por exemplo, é mais uma das respostas da população e das editoras aos planos do governo brasileiro de taxar os livros. A despeito desse cenário, as feiras de literatura são verdadeiros espaços de troca de experiências entre autores, leitores e críticos, e são tradicionais no Brasil. No Recife, a Cepe Editora deu início, no ano passado, ao Circuito Cultural de Pernambuco, que promove encontros literários na capital, Região Metropolitana e em cidades do interior, como Caruaru, Triunfo, Garanhuns e Surubim.

A fórmula utilizada em 2019, composta por eventos presenciais, não pode se repetir este ano devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, toda a programação do circuito passa a ser realizada no ambiente virtual. “Dentro de cada uma das ações, haverá formas de o público participar, não será um público que vai só receber passivamente a programação”, informou, em coletiva de imprensa online, Jamille Barbosa, curadora da Fundação Gilberto Freire, uma das associações parceiras do evento, junto à Fundarpe, à Secretaria de Educação de Pernambuco e à Secretaria de Cultura de Pernambuco.

O presidente da Cepe, o jornalista Ricardo Leitão, detalhou a ação este ano: “Estamos buscando uma das nossas missões mais importantes: promover o livro e a leitura. A iniciativa é para que as pessoas que gostam de literatura não deixem de ter um canal para onde essa discussão permaneça, mesmo com as restrições impostas pela pandemia”.

Mesmo num formato diferente, a programação continua com ações de contação de histórias, debates e oficinas, direcionadas ao público infantil, jovem e adulto. O intuito também é promover o diálogo entre a linguagem literária e as demais expressões artísticas, como cinema, teatro e fotografia. O conteúdo veiculado será híbrido, com eventos gravados previamente e outros transmitidos ao vivo. “É uma customização das feiras literárias, sem que elas percam uma programação diversa, só que na estrutura digital fica muito mais flexível”, reforçou Leitão. Flexibilidade essa que permitirá a participação de palestrantes de fora do estado, como é o caso escritora e historiadora social carioca Mary Del Priori.

A Continente participa em dois momentos: um deles na quinta-feira, 10 de setembro, trazendo o podcast Trópicos com o tema “Para sempre Tereza Costa Rêgo”. No mesmo dia, nossa colaboradora, a jornalista e crítica literária Gianni Paula de Melo, media a live A vida pede licença....poética, com a escritora Marina Colasanti.

Dentro das atividades também estão previstas apresentações culturais, com shows e saraus, além de um cineminha para as crianças. Toda a programação será ancorada no portal do evento (www.circuitoculturalpernambuco.com.br) e nas redes sociais do circuito, com a primeira etapa acontecendo entre os dias 9 e 13 de setembro; as demais, em outubro (7 a 11), novembro (12 a 15) e dezembro (9 a 13), sempre com novas atividades.

Confira aqui a programação completa do mês de setembro

Publicidade

veja também

Bom mesmo é estar debaixo d'água

'Takorama'

Smile

comentários